Sobre Nós

 GRUPO DE CHORO “CINEMA MUDO”

Formado em 2016, o grupo tem como objetivo preservar e difundir a cultura musical brasileira, mais precisamente o Choro, que é o ritmo urbano genuinamente brasileiro que tem suas raízes fincadas na segunda metade do século XIX na cidade do Rio de Janeiro, e que deu origem e abriu passagem para a popularização e o desenvolvimento da música popular brasileira, tanto no Brasil, quanto no exterior.
    

O repertório do grupo é composto por Choros criados pelos mais famosos compositores desse gênero nas diferentes décadas do século XIX e XX, como Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Callado, entre outros.

A integração do grupo replica a formação clássica do Choro em seu estágio inicial, com flauta, cavaquinho, pandeiro e violão. 


Ekaterina Abashkina – Flauta Transversal


Natural da Rússia, música teórica e prática, artista de orquestra e pedagoga. Formada em flauta transversal erudita pelo Colégio musical N.A. Rimsky-Korsakov da cidade de São Petersburgo, sob a supervisão do renomado professor Mikhail Kraits. Mudando-se para o Brasil, teve contato com o Choro, pelo qual se apaixonou instantaneamente, e passou a pesquisá-lo e praticá-lo em âmbito profissional em sua carreira. É cofundadora do Clube do Choro de Caraguatatuba-SP e do Grupo de Choro “Cinema Mudo“ que se apresentam em eventos culturais diversos pelo Brasil.


Paulo Cesoli – Cavaquinho


Cavaquinista paulistano, músico teórico e prático, formado na Escola Espaço da Cultura Musical sob supervisão do Professor Wagner Sayegh Lopes na cidade de São Paulo-SP. Administra cursos de cavaquinho e leciona o instrumento no Instituto de Samba e Choro, na FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba-SP) e na FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba-SP) desde 2010. Cavaquinista e cofundador do Clube do Choro de Caraguatatuba-SP e do Grupo de Choro “Cinema Mudo” desde 2016.


Raphaé Prado – Violão

Nascido em Sorocaba – SP, músico teórico e prático, formado em teoria musical pelo Conservatório Dramático Musical “Dr. Carlos de Campos” em Tatuí e também em violão erudito e teoria musical pela Secretaria da Cultura de Sorocaba – SP sob a docência do Maestro Pedro Bueno Cameron. Possui pós-graduação Lato Sensu como especialista em educação musical pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Administrou cursos de violão na República Tcheca e na Austrália, onde também se apresentou tocando Choro e MPB.



Alison Willian – Pandeiro

Músico teórico e prático, nascido em Jacareí – SP. Formado em percussão sob supervisão do renomado professor Luiz Carlos Chuim de Siqueira. Cofundador do Clube do Choro de Caraguatatuba – SP e do Grupo de Choro “Cinema Mudo”, pelos quais se apresenta frequentemente em festivais e eventos culturais, entre outros. Administra curso de percussão na Fundação Cultural de Caraguatatuba – SP e na escola de música E-Brasil.

%d bloggers like this: